Prévia da inflação registra menor valor para novembro em 21 anos

A prévia da inflação registrou o menor valor para novembro em 21 anos, segundo o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), divulgado nesta sexta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Em 1998, a taxa havia ficado em 0,11%. 

O indicador acelerou para 0,14% em comparação ao mês anterior, quando a taxa era de 0,09%. O resultado foi influenciado pelo aumento dos preços dos combustíveis na passagem de outubro para novembro, bem como das pasagens aéreas. 

Em contrapartida, o grupo habitação apresentou maior impacto negativo no índice do mês, devido a queda dos preços da energia elétrica 

Houve desaceleração da prévia da inflação em comparação a novembro do ano passado, quando a taxa era de 0,19%. 

A prévia da inflação acumula alta de 2,83% de janeiro a novembro deste ano e de 2,67% nos últimos 12 meses. 

O IPCA-15 foi calculado com base nos preços coletados de 12 de outubro a 11 de novembro deste ano e comparados com aqueles vigentes de 13 de setembro a 11 de outubro de 2019.

O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 (R$ 998) a 40 (R$ 39.920)  salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *